sexta-feira, 13 de julho de 2007

Objetivo



O objetivo primeiro do projeto Números em Ação é ensinar Matemática. O uso da tecnologia é uma opção para o estabelecimento de um contrato didático que alavanque mudanças atitudinais, motivacionais e procedimentais em alunos e professores em suas tarefas de aprender e ensinar. O conhecimento matemático recebe tratamento prazeroso e interessante e pode ser acessado com rapidez.
Entretanto, além de serem meio, pois abastecem alunos e professores de novos recursos e novas formas de trabalho, as tecnologias são também um fim, porque proporcionam a inclusão digital de todos os que não têm acesso à tecnologia fora do ambiente escolar. Aprende-se a navegar na Internet, a utilizar editores de textos e softwares de autoria, enquanto se aprende Matemática.
Os conteúdos e as atividades didáticas a serem desenvolvidos no projeto Números em Ação levarão em conta os seguintes objetivos de ensino e objetivos de aprendizagem, que têm como base aqueles expressos nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática.

OBJETIVOS DE ENSINO
Criar um ambiente de trabalho que possibilite:
• o reconhecimento e a valorização da Matemática como uma linguagem que permite a análise, compreensão, representação e transformação da realidade, ao identificar possibilidades de aplicação do conhecimento matemático na resolução de situações-problema do cotidiano, das atividades profissionais ou de outras áreas de conhecimento;
• o trabalho cooperativo permanente, na busca de consenso, no respeito à opinião do outro, na consideração do outro como fonte de conhecimento;
• o desenvolvimento pessoal, mediante o prazer de “fazer matemática”, numa perspectiva do jogo e da disciplina intelectual, da atitude crítica, de perseverança, autonomia e cooperação na busca de soluções;
• a utilização da tecnologia como recurso que favorece:
 a simulação de situações complexas e difíceis de serem realizadas numa situação real;
 o tratamento diferenciado do erro;
• o desenvolvimento da capacidade de adequação dos recursos tecnológicos disponíveis à natureza dos problemas a serem resolvidos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
• Compreender e utilizar as regras do SND para leitura, escrita e comparação de números naturais.
• Compreender os significados das quatro operações fundamentais ao resolver situações-problema.
• Reconhecer que uma mesma operação está relacionada a problemas de diferentes naturezas.
• Propor diferentes estratégias ao resolver uma mesma situação-problema.
• Desenvolver diferentes estratégias de cálculo mental, escrito, estimado e com calculadora.
• Utilizar as propriedades das operações e o valor posicional como recurso de cálculo mental.
• Antecipar e verificar resultados de cálculos feitos.
• Analisar estratégias de resolução desenvolvidas por terceiros.
• Utilizar a estimativa como recurso para avaliação da adequação de um resultado.
• Representar as quatro operações fundamentais, por meio de algoritmos não-convencionais e convencionais, decidindo sobre a utilização da representação mais adequada à resolução da situação apresentada.
• Reconhecer a medida como resultado da comparação entre grandezas de mesma natureza.
• Demonstrar confiança na própria capacidade de resolver problemas.
• Estabelecer procedimentos e estratégias de coleta de dados e informações.
• Elaborar e organizar procedimentos de comunicação de dados e informações coletadas.
• Usar os recursos tecnológicos disponíveis, adequando-os à necessidade ou à natureza da situação.

2 comentários:

Janete Filipe disse...

Meninos, achei ótima essa apresentação de vocês, viu...
Parabéns pelo capricho e o interesse pelo projeto.

Janete Filipe disse...

Meninos, achei ótima essa apresentação de vocês, viu...
Parabéns pelo capricho e o interesse pelo projeto.

14 Julho, 2007