Sistema de numeração:
Atividades desenvolvidas pelos alunos:
O Sistema de Numeração"Das pedrinhas ao computador"
Foi apresentado aos alunos diversos e diferentes sistemas de numeração: Maia, Egípcios e Romano, até o nosso atual sistema de numeração. A atividade que eles deveriam fazer foi: primeira reunir-se em grupos depois criar seu próprio sistema de numeração. Terminado esta primeira parte eles deveriam tentar passar para o computador, utilizando a ferramenta paint.
Os alunos com relação à atividade proposta:
Assistiram ao vídeo depois escreveram o que entenderam, e da "maneirinha deles"
AULA 10- DAYANE E MARIA JOSÉ
PEDRINHAS
EM 5 MIL ANOS ATRÁS QUE AS LASCAS REPRESENTAVAM MUITAS COISAS
COMO:NÚMEROS,MATEMÁTICA.CADA LASCAS REPRESENTAVA 1 NÚMERO EXEMPLO:SE TIVESSE 20 LASCAS
REPRESENTAVA R$20,00 REAIS.
LA NA IDADE DA PEDRA AS LACAS REPRESENTAVA DINHEIRO,NÃO COMO REAL,CENTAVOS E SIM COMO
LASCAS QUE SIGNIFICAVA DINHEIRO NA IDADE DA PEDRA.
PARA ELES SOMAREM 20+20=40, ELE USAVAM 20 PEDRINHAS + 20 PEDRINHAS E SOMAVAM.ELES
CONTAVAM COM PEDRINHA,E SEPARABEMAS PEDRINHAS POR CORES.EM 1945 O PRIMEIRO COMPUTADOR
APARECE MUNDIAL.HOJE EM DIA OS COMPUTADORES SERVEM PARA MUITAS COISAS COMO:ESCREVER,
AS VEZES CALCULAR,FAZER TRABALHOS,COMUNICAR COM PESSOAS E ETC.ELES SERVEM PARA BASTANTE COISAS.
Jeovani e Willian (aula 10)
Nós entendemos que o adulto preferia usar calculadora para não quebrar a cabeça.
e também eles acha que e mais fácil contar com pedrinhas. E naquele tempo não existia números, nem calculadoras, nem computadores e nem cartão de credito.
E eles falam que era difícil contar nos dedos e também que a calculadora e coisa do passado.
- BRUNA HELLEN E BRUNA LUZ
Eu entendi que hoje em dia as pessoas usam números para:senhas de cartões, cálculos, contas, endereços etc.
Antigamente as pessoas não usavam números pois como eles desenham figuras para escrever os animaizinhos eles usavam as pedrinhas para contar.Para cada animalzinho correspondia a uma pedrinha. Depois foi evoluindo ele começaram a substituir, usavam outras formas para ficar mais simples. Quatro pedras brancas para eles eram um pedra marrom.
Os matemático existem desde essa época eu acho, ele é famoso pelos seus cálculos, até que um dia inventou um maquina de calcular que era chamado ábaco
E assim foi se passando o tempo, e inventar o computador.
Janiele e Rafael
Fala sobre 5 mil anos atrás que as lascas representavam muitas coisas como:matemática.
Cada lasca representava um número por exemplo:se tivesse 10 lascas representava o número
10 ou r$10,00 reais.
Na idade da pedra as lascas representavam dinheiro,não como real e sim lascas(dinheiro).
Para eles somarem 10+10=20,eles pegavam 10 pedrinhas + 10 pedrinhas em baixo e contavam
o total era de 20 pedrinhas ou seja r$20,00 reais ou 20 lascas.
A evolução da lasca para o dinheiro começou através das mudanças,e o computador também
ajudou a evoluir de lasca para o dinheiro.
A máquina de escrever foi muito utilizada.
O primeiro computador pesava em média 3 toneladas era gigante.
Charles e Ingrid
As coisas do cálculo. as pedras do mundo de cada tipo.
Eu entendi que a muito tempo as pessoas contavam os números em forma de pedras.
e eles também contavam as ovelhas de uma em uma de cada vez.
também tinha uns aparelhos que acendiam. quando a da esquerda acendia ela formava os números um e o zero, quando ela acendia a direita formava os números zero e o número um, eram diferentes as sequências. Quando as duas lâmpadas estão acesas formam os números um.
Antigamente um pauzinho significa um,um vezinho significa o número cinco,o xizinho significa o número dez o cezinho era o número cem e o emezinho significa o número mil.
Foi tudo isso que eu aprendi com o slide que assisti, como elas contavam e também muito mais sobre eles. até chegar a época do computador.
THE END
Jeovani e William
Alunos: Evellyn e Luana
terça-feira, 17 de julho de 2007
"Criando Nosso Próprio Sistema de Numeração"
às 08:13