quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Aflições - (aulas 74 e 75)


Nestas aulas, ao resolver as situações-problema apresentadas nas animações, os alunos utilizam as quatro operações fundamentais, o que permitirá reconhecê-las como ações de transformações.

Além disso, essas atividades desenvolvem habilidades imprescindíveis à tarefa de resolver problemas: analisar, conjecturar, determinar um plano de ação, experimentar, prever resultados e comunicar por escrito ou oralmente as estratégias utilizadas. Elas são, também, ricas atividades de metacognição, ou seja, um trabalho que possibilita ao aluno pensar sobre suas formas de pensar.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

(aulas73 e 72 )



Nestas aulas, o foco do trabalho é a análise dos algoritmos convencionais (longo e o breve) utilizados no Brasil.

1º passo
Os alunos fazem as atividades de análise de algoritmos da divisão utilizados no Brasil, por meio da aula multimídia Como o brasileiro faz a divisão.

2º passo
Discutir com os alunos e ampliar a análise dos algoritmos, fazendo perguntais tais como:
· por onde começaram a fazer a divisão?
· por que o primeiro procedimento é mais longo?
· o que significam os números que aparecem do lado esquerdo das contas armadas?
· onde fica o resultado da divisão?
· onde fica o resto da divisão?

Os alunos apresentam suas explicações à turma e, junto com o professor, discutem sobre essas maneiras de se fazer divisões.




(aulas 70 e 71)


Nestas aulas, é solicitado aos alunos que analisem algoritmos da divisão usados no Brasil, no Japão e nos Estados Unidos. Isso permitirá entender que a forma convencional de se escrever uma conta varia de país para país e, por isso, é arbitrária, ou seja, o que é convencional em um lugar é não-convencional em outro.

domingo, 4 de novembro de 2007

Dança do resto (aulas 68 e 69)

Nestas aulas, o foco é o trabalho com o resto nas operações de divisão. A estratégia para jogar está diretamente vinculada aos possíveis restos das divisões.